Encontro com a escritora: Patrícia Carvalho

10 a 21 Abr
Adicionar a calendário 2017-04-10 00:00:00 2017-04-21 23:00:00 Europe/Lisbon Encontro com a escritora: Patrícia Carvalho Biblioteca Municipal da Maia
Encontro com a escritora: Patrícia Carvalho
Institucional

No dia 21 de abril, pelas 21h00, a Biblioteca Municipal da Maia, através da sua Comunidade de Leitores, promove um encontro com a escritora Patrícia Carvalho para a apresentação do seu livro "Fátima, milagre ou construção?". O encontro constitui uma oportunidade de dar a conhecer a escritora e as suas obras ao público maiato em geral.

Em 1917, no dia 13 de maio, três crianças anunciaram ter visto Nossa Senhora nos campos agrestes de Fátima. O caso, que acontece tendo a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo e em pleno conflito entre a recém-instaurada República e a Igreja, atingiu proporções inimagináveis. Será coincidência que a Igreja tenha tardado a abrir uma investigação ao caso e que, mesmo antes de o fazer, tenha começado a adquirir terrenos e a projetar para o local um grande santuário? Com duas das crianças mortas precocemente e a terceira encerrada num convento, a mensagem inicial da "Senhora" é alterada e o relato das "aparições" sofre adaptações.

Cem anos depois, Fátima continua controversa. Esta obra, que parte de investigação baseada nos mais variados documentos da época e que recupera hipóteses nunca comprovadas pelos jornais da República que à data gritavam "farsa", levará o leitor a colocar uma incómoda pergunta: "Estarão os crentes a alimentar uma mentira cuidadosamente planeada?".

Patrícia Carvalho nasceu no Porto em 1975. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e foi como estagiária do Jornal de Letras que entrou no jornalismo. No final do estágio quis regressar a casa e desde então trabalhou em vários jornais e revistas como O Comércio do Porto , A Grande reportagem ou a Sábado. Desde 2008 trabalha no jornal Público.

Depois de Portugueses nos Campos de Concentração Nazis  (Vogais), regressa agora com um novo título nascido de uma profunda investigação.

| Dia: 21 de abril
| Horário: 21h00