Cortejo Etnográfico das Terras da Maia

13 Jul
Adicionar a calendário 2014-07-13 00:00:00 2014-07-13 00:00:00 Europe/Lisbon Cortejo Etnográfico das Terras da Maia Praça Prof. Dr. José Vieira de Carvalho
Cortejo Etnográfico das Terras da Maia
Institucional

Depois de um interregno de 80 anos, a Maia recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Cortejo Etnográfico das Terras da Maia, no dia 13 de julho pelas 20h45, dando a conhecer aos visitantes da Romaria da Nossa Senhora do Bom Despacho os trajes e os costumes do concelho, correspondentes ao período entre 1850 e 1950.

Retratando o quotidiano da época, num percurso com a duração de cerca de 1 hora e 30 minutos, o desfile contribui para a dinamização da romaria e, sobretudo, para a sensibilização do valor do património etnográfico do concelho. Constituído por cerca de 200 participantes, todos eles maiatos, o cortejo conta com a participação de várias associações recreativas do concelho, assim como grupos de dança regionais, que apresentam trajes, quais se destacam os de “Domingueira” ou de “Romaria” e, ainda, de “Lavadeira Rica”.

Dado o cariz do evento, não podem estar presentes as “relíquias” do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, impulsionador e organizador do desfile, que deixa o convite para uma visita à exposição do Traje da Terra da Maia, na qual podem ser apreciados trajes com 200 anos.

Local:
Praça Prof. Dr. José Vieira de Carvalho