Arte de Vender a Guerra

11 Out a 01 Nov
Adicionar a calendário 2014-10-11 00:00:00 2014-11-01 06:00:00 Europe/Lisbon Arte de Vender a Guerra Fórum da Maia
Arte de Vender a Guerra
Institucional

De 11 de outubro a 1 de novembro, o Fórum da Maia vai ter patente uma exposição com cerca de 60 cartazes alusivos ao primeiro grande conflito mundial e que refletem a “Arte de Vender a Guerra”, uma iniciativa que se inclui no programa “A Maia e os Maiatos na Grande Guerra”.

As cópias dos cartazes chegam de vários países, incluindo de Portugal, e são o resultado da propaganda feita pelas diferentes nações com o intuito de captar mais soldados, estigmatizar o inimigo, apelar à compra de "selos" e "acções" das economias de guerra, solicitar apoio à Cruz Vermelha entre outros temas.

Caracterizados por mensagens simples, os cartazes da época quase sempre apresentavam o tema de forma exagerada, recorrendo a mitos e preconceitos para que o recetor da mensagem se sentisse mais contextualizado.

Sempre muito persuasivos e impactantes os cartazes e as mensagens da Grande Guerra são hoje alvo de estudo, através de várias óticas. Tendo permitido a construção de diferentes correntes gráficas, mediantes os países, e desenvolvido uma forma muito particular de comunicar para atingir as massas os cartazes em exposição são o resumo de uma arte, a de vender a guerra.

| A Arte de Vender a Guerra

| 11 de outubro a 1 de novembro