A Guerra que Portugal quis esquece

27 a 29 Jan
Adicionar a calendário 2016-01-27 00:00:00 2016-01-29 23:00:00 Europe/Lisbon A Guerra que Portugal quis esquece Biblioteca Municipal da Maia
A Guerra que Portugal quis esquece
Institucional

Irá realizar-se, no dia 29 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, a apresentação do livro “A Guerra que Portugal quis esquecer”, da autoria de Manuel Carvalho.

Nesta sessão o autor Manuel Carvalho irá ler excertos do seu livro e abordar as razões que o levaram a escrevê-lo, permitindo desta forma um contato mais intimista com o público. O livro “A Guerra que Portugal quis esquecer” resulta de um trabalho de investigação desenvolvido pelo autor ao longo de 4 anos. Esta obra aborda um dos momentos mais negros do exército português, o qual ocorreu em Moçambique durante a Primeira Guerra Mundial, país onde morreram mais de 20 mil soldados.

As razões para este massacre são apresentadas neste livro e entre outras são atribuídas culpas às divisões internas, ao desleixo com as regras sanitárias, à impreparação para as doenças tropicais, às dificuldades de um país arruinado sem capacidades para manter expedições a milhares de quilómetros de distância, à incompetência e à falta de vontade para combater. Registe-se que durante a batalha travada em Moçambique, morreram mais soldados do que os que combatiam na frente europeia durante essa Guerra Mundial.

O Autor Manuel Carvalho é jornalista e foi no jornal Público que ganhou grande parte da sua experiência profissional, ao longo da sua carreira venceu vários prémios de jornalismo, destacando-se o Prémio Gazeta de Imprensa em 2015, com o conjunto de reportagens sobre a Primeira Guerra Mundial em Moçambique, que serviram precisamente para escrever o livro que vem apresentar à Maia.

| 29 de janeiro
| 21h00