8º Rota das Cebolas em BTT

06 e 07 Set
Adicionar a calendário 2014-09-06 00:00:00 2014-09-07 06:00:00 Europe/Lisbon 8º Rota das Cebolas em BTT Mercado Municipal do Castêlo da Maia
8º Rota das Cebolas em BTT
Institucional

Nos dias 6 e 7 de setembro, o Castêlo da Maia volta a receber a Rota das Cebolas BTT, um evento que assinala a 8ª edição e que se insere no programa de atividades desportivas da Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014. Com mais de 500 participantes inscritos, a Rota das Cebolas vai assegurar além de momentos de BTT, atividades como Zumba e ainda as Jornadas Técnicas das Cebolas.

Depois de sete edições de enorme êxito, a Rota das Cebolas surge, na 8ª edição, com uma maior consolidação de atividades que resulta num programa diversificado. No primeiro o evento conta com várias atividades lúdicas, como uma mega aula de Zumba, danças urbanas, pinturas faciais, insufláveis e o já famoso Lusco Fusco das Cebolas, um passeio convívio de bicicleta guiado, terminando com o concerto da banda The Step.

O segundo dia tem como principal atividade a 8ª Rota das cebolas, num percurso de cerca de 40km, com início às 9h30. O momento da partida é precedido pela bênção dos capacetes, uma cerimónia simbólica que serve para “proteger” os participantes ao longo do percurso, e depois da rota há espaço para atividades na Aldeia das Cebolas, banhos e almoço. Por cada participante, a Rota das Cebolas vai doar o valor de um euro à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Maia, incutindo no evento um cunho solidário que tem como objetivo a sensibilização dos participantes para as boas práticas de cidadania.

A par das atividades lúdicas o evento conta, este ano, com um espaço destinado a representantes de marcas, para que possam expor produtos, promover atividades e testes junto dos visitantes e praticantes da modalidade.

Pelo terceiro ano consecutivo a Rota das Cebolas é complementada com as Jornadas Técnicas das Cebolas, um evento de entrada gratuita no dia 6 de setembro, no Auditório do Ismai. As Jornadas vão abordar temáticas que passam pelo “Treino Desportivo”, pelo “Suporte Básico de Vida” e pela “Recuperação, Nutrição e BTT”, assumindo-se como temas que são do maior interesse para os praticantes ou simpatizantes da modalidade, que saem do evento mais informados e preparados para a prática desportiva.

A Rota das Cebolas resulta de uma antiga tradição, existente há mais de 100 anos, que reunia centenas de produtores de cebolas de todo o norte de Portugal, por ocasião das Festas de Santo Ovídeo, na Feira das Cebolas. Apesar da tradição ainda se manter, ao longo dos anos foi enfraquecendo, sendo atualmente pouco expressiva.

A Rota das Cebolas, que nasceu em 2007, tem o propósito de fazer recordar o secular acontecimento, que fazia deslocar largas centenas de pessoas até ao Castêlo da Maia. Desde a primeira edição, que teve um forte impacto nos participantes, a Rota das Cebolas assume-se como argumento para a deslocação de centenas de pessoas ao Castêlo da Maia, mas desta feita, para a prática e convívio do BTT.

Local:
Mercado Municipal do Castêlo da Maia