2ª Mostra Agrícola da Maia

11 a 15 Jul
Adicionar a calendário 2014-07-11 00:00:00 2014-07-15 00:00:00 Europe/Lisbon 2ª Mostra Agrícola da Maia Feira da Maia
2ª Mostra Agrícola da Maia
Institucional

Depois do sucesso da iniciativa organizada pela Cooperativa Agrícola da Maia, a Maia volta a receber uma Mostra Agrícola que, pelo segundo ano consecutivo, reúne as tradições e os costumes maiatos com a ruralidade e a gastronomia tradicional portuguesa, em quatro dias que esperam cerca de 100 mil visitas no Espaço da Feira da Maia, de 11 a 14 de julho.

Reunindo vários produtores, a 2ª Mostra Agrícola da Maia vai ser o ponto de encontro de produtos hortícolas de origem maiata, que podem ser apreciados e comprados pelos visitantes do evento.

Destes produtores destaca-se a presença de um dos maiores produtores de manjericos do país, Joaquim Araújo, presidente da Junta de Pedrouços, uma freguesia do concelho da Maia.

Também dedicado aos animais, o evento vai acolher cerca de 40 animais, numa exposição que apresenta várias espécies de bovinos, com a raça Barrosã em destaque, o porco Bísaro, pequenos ruminantes, equídeos e aves de capoeira.

O recinto vai ter à disposição “tasquinhas” com iguarias típicas, como a broa de milho tradicional da Maia, os enchidos de Lamego e Boticas, as provas de azeite da Murça, os vinhos e as compotas, entre outros petiscos.

Os apreciadores da carne Barrosã podem ainda degustar o peculiar sabor da espécie bovina no restaurante da Associação da Carne Barrosã, ao almoço ou ao jantar.

Organizada a pensar em todas as idades a 2ª Mostra Agrícola da Maia, apresenta propostas de entretenimentos com uma exposição de tratores agrícolas antigos restaurados, tratores em miniatura para os mais pequenos e ainda, o inusitado “Jogo do Poio de Vaca”.

O último dia do evento, 14 de julho, é dedicado ao Agricultor com o objetivo de reavivar uma antiga tradição maiata, na qual os vários produtores agrícolas se reuniam em convívio. O dia convida os visitantes a fazer queijo de vaca fresco de forma artesanal e a um repasto de porco no espeto ao final da tarde.

O Programa pode ser consultado aqui

Local:
Feira da Maia