Ação Social CM Maia

COMPROMISSUM- Centro de Voluntariado da Maia

compromissum1

O Município da Maia, em estreita e permanente colaboração com as diversas entidades que integram a Rede Social do Concelho, tem vindo a assumir-se como um elemento verdadeiramente catalisador do exercício da cidadania e da responsabilidade social, contribuindo para a promoção da coesão social e da igualdade de oportunidades.

Neste contexto, reconhece que é fundamental promover e apoiar as atividades de voluntariado, baseadas nos valores da interajuda e da solidariedade, assumindo essas ações como essenciais para o aumento da cidadania ativa e da construção de uma sociedade mais solidária, mais responsável e inclusiva.

Em resultado deste esforço foi criado o Centro de Voluntariado da Maia, denominado COMPROMISSUM.

O que é?

O Compromissum – Centro de Voluntariado da Maia – assume-se como uma estrutura organizada de proximidade que visa promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, capacitando os diversos agentes de voluntariado e desenvolvendo um conjunto de atividades e projetos direcionados à comunidade Maiata, consciencializando para a importância do voluntariado. Compete ao Compromissum assegurar a capacitação e formação inicial dos/as voluntários/as e das organizações promotoras de voluntariado, cabendo às organizações a formação específica na área de atuação.

Destinatários

Voluntários
Todas as pessoas que queiram exercer voluntariado numa das organizações promotoras de voluntariado do concelho, nos domínios cívico, da ação social, da saúde, do desporto, da educação, da ciência e cultura, da defesa do património e do ambiente, da defesa do consumidor, da cooperação para o desenvolvimento, do emprego e da formação profissional, da reinserção profissional, da proteção civil, do desenvolvimento da vida associativa e da economia social, da promoção de voluntariado e da solidariedade social, da defesa dos animais, ou outros de natureza análoga.

Organizações promotoras de voluntariado
Todas as organizações que prossigam fins não lucrativos ou serviços públicos que reúnam, cumulativamente, as seguintes condições:

• Estarem legalmente constituídas;
  • Sediadas ou com instalações no concelho da Maia;
  • Possuírem a situação tributária e contributiva regularizadas perante, respetivamente, a administração fiscal e a segurança social;
  • Reunirem condições para integrar voluntários/as e coordenarem o exercício da sua atividade.

BENEFÍCIOS

• Voluntários - A Câmara Municipal da Maia enquanto entidade promotora, procederá:
    • Ao pagamento do seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil do/a voluntário/a;
    • À atribuição de um cartão de identificação de voluntário/a;
    • Ao reconhecimento formal da atividade do/a voluntário/a.
  • Organizações promotoras de voluntariado
    • Ter apoio do Compromissum na colocação do/a voluntário/a e na definição do perfil de posto;
    • Receber formação em voluntariado ministrada pelo Compromissum.

Consulta aqui o Compromissum_regulamento