Ação Social CM Maia

Município da Maia distinguido com Selo de Intervenção Social Sénior

12 Setembro 2022

No âmbito da iniciativa “Autarquia Solidária”, a Maia conquistou o 2.º Prémio no Programa de Reconhecimento de Intervenção Social Sénior 2022, na categoria de autarquias com população acima de 100.000 habitantes.

Na base desta distinção está o reconhecimento da qualidade da política social dedicada à população idosa. Como afirma Emília Santos, Vereadora do Desenvolvimento Social e Demografia, “preocupamo-nos em proporcionar uma oferta variada de respostas e serviços, com iniciativas como o “Turismo Sénior”,  o “Programa Municipal de Saúde Sénior 60+”, o “Clube Maia Sénior”, tendo sempre presente o combate à pobreza e exclusão social”, numa alusão aos Gabinetes de Atendimento Integrado Local, ao Serviço de Pequenas Reparações ao Domicílio e ao Cabaz de Natal.

De referir que o município da Maia tem, também, projetos que favorecem a inclusão em mercado de trabalho da população com mais de 55 anos, como o “Projeto 55+”; de combate ao isolamento, como o “Chave de Afetos – Teleassistência a Idosos”, entre outros, sem esquecer o apoio dado às entidades solidárias do concelho para a criação de novas respostas sociais.

O Selo de Intervenção Social Sénior, promovido pela EQ- Cidade Social, visa o reconhecimento das autarquias integradas no programa “Autarquia Solidária” e que tenham a funcionar programas e atividades de apoio social aos seniores dos seus territórios, promovendo desta forma metodologias e práticas inovadoras de intervenção social.