Ação Social CM Maia

Inscrições abertas para segunda fase do projeto “Eu e a Minha Reforma”

08 a 25 Jul
Adicionar a calendário 2024-07-08 00:00:00 2024-07-25 00:00:00 Europe/Lisbon Inscrições abertas para segunda fase do projeto “Eu e a Minha Reforma” Evento
 Inscrições abertas para segunda fase do projeto “Eu e a Minha Reforma”
Desenvolvimento Social

O Município da Maia volta a receber os Laboratórios de Literacia Financeira, iniciativa criada no âmbito do projeto “Eu e a Minha Reforma”, da Fundação António Cupertino de Miranda. As sessões vão decorrer de 8 a 25 de julho, no edifício dos Paços do Concelho, e a segunda fase de inscrições para participar neste projeto já está disponível através do endereço https://eueaminhareforma.pt/laboratorios/inscricao/89A. Para se inscrever nas sessões de literacia financeira, basta que se seja residente no Município da Maia, esteja em idade ativa, desempregado ou reformado.

Emília Santos, Vice-Presidente e Vereadora do Desenvolvimento Social e Demografia da Câmara Municipal da Maia, afirma  que “a educação financeira tem sido uma aposta constante deste Município dirigida a diferentes públicos, como se constata através dos projetos “No Poupar Está o Ganho”, destinado a alunos do pré-escolar ao 12º ano, “Por Tua Conta”, aplicado junto do ensino profissional, “Uma Necessidade Especial”, para jovens e adultos que apresentem necessidades adicionais de suporte, e o “Eu e a Minha Reforma.

Poupança, seguros e planeamento e gestão do orçamento são temáticas obrigatórias e comuns aos vários projetos de literacia financeira da Fundação António Cupertino de Miranda. No caso do “Eu e a Minha Reforma”, os conteúdos do programa são pensados e adaptados à medida das necessidades dos participantes, privilegiando a capacitação financeira e digital e disponibilizando recursos didáticos para o fortalecimento da interação social e para o combate ao isolamento, sobretudo das gerações sénior.

“Atualmente, navegar no digital é fundamental para uma gestão financeira independente e competente. É por isso que, nos Laboratórios de Literacia Financeira, recorremos a casos práticos do-dia-dia, como por exemplo as tentativas de fraude ou burla digitais, para passar conhecimento e tornar a comunidade sénior mais capaz e mais informada”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda.

A implementação do projeto Eu e a Minha Reforma é realizada no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).