DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

10 Set
Adicionar a calendário 2020-09-10 00:00:00 2020-09-10 00:00:00 Europe/Lisbon DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO Neste dia 10 de setembro, em que se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio - uma das principais causas de morte de adolescentes e jovens adultos – é importante relembrar que os fatores que levam a um suicídio são múltiplos e complexos. Evento
DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Os problemas de Saúde Psicológica, como a depressão, a par da ideação suicida, constituem-se como fatores de risco. A ideação suicida refere-se a pensamentos acerca de autodestruição, que incluem a ideia de que a vida não vale a pena ser vivida, bem como planos específicos para lhe por fim. O risco de comportamento suicida, que inclui ideação, mas também o planeamento e a tentativa de suicídio, aumenta durante a adolescência e o início da idade adulta.

A perda de alguém por suicídio é também altamente impactante para familiares e amigos. É uma morte repentina e violenta, que causa grande sofrimento nos sobreviventes, que para além de experienciarem os sentimentos presentes no luto por outros tipos de morte, como tristeza e saudade, vivenciam também sentimentos particulares a esta forma de luto, como vergonha e culpa.

Uma intervenção psicológica adequada pode ajudar a lidar com o sofrimento decorrente dos problemas de saúde psicológica, como a depressão ou as situações de luto, pode igualmente ajudar a prevenir o suicídio e deve contribuir para aumentar os níveis de bem-estar psicológico.

No município da Maia, o Pelouro da Juventude dispõe de um serviço de consulta psicológica – GAAPP que visa apoiar os jovens, bem como as respetivas famílias, em inúmeras dificuldades/problemáticas inerentes às suas circunstâncias de vida, procurando ajudá-los a reagir de uma forma adequada e adaptativa face às mesmas.

Sabe mais em https://www.cm-maia.pt/pages/493