Programa de Voluntariado Geração Z 2022 - Abertura de Candidaturas

28 Março 2022

Encontram-se abertas as candidaturas para a apresentação, pelas entidades promotoras, de projetos de voluntariado da ação de longa duração – GERAÇÃO Z, no âmbito do Programa “Agora Nós”, regulamentado pela Portaria nº 242/2013 de 2 de agosto, para o ano 2022, nos seguintes termos:

As candidaturas deverão ser formalizadas na plataforma:
https://programasjuventude.ipdj.gov.pt com o mínimo de 20 dias de antecedência face à data de início, sendo que as atividades podem decorrer até 15 de novembro.

Destinatários:
- Entidades privadas sem fins lucrativos;
- Jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, exceto quando as caraterísticas de um projeto exigirem limite etário diferente, ou pela análise da respetiva Direção Regional do IPDJ que avalia.

Áreas Prioritárias:
- Desporto, como ferramenta de inclusão social;
- Apoio a refugiados (inclusão de jovens refugiados na sociedade portuguesa, através de atividades que utilizem metodologias de educação não formal ou informal);
- Transição digital, com especial atenção para ações dirigidas a jovens NEET;
- Prevenção de comportamentos agressivos (bullying e ciberbullying);

Nas atividades propostas precisam de ser seguidas as seguintes diretivas:
- Manter a segurança de todos/as os/as intervenientes de acordo com as regras emitidas pela Direção Geral de Saúde;
- Privilegiar a entreajuda comunitária;
- Realizar, antes da apresentação da candidatura, uma análise/diagnóstico das necessidades da comunidade, das entidades sem fins lucrativos e mesmo dos serviços públicos da sua área e desenhar uma candidatura que, face a estas necessidades, estabeleça objetivos, tarefas e o perfil dos/as voluntários/as (voluntários/as indiferenciados ou com conhecimentos em áreas especificas);
- Desenhar projetos tendo presente as necessidades dos jovens residentes em Portugal, mas também jovens não residentes ou em situação de refugiados.

Financiamento:
O valor da bolsa diária a atribuir ao(s) voluntários é de 12,00€ (doze euros) para fazerem face às despesas de participação, calculado com base no número de voluntários e número de dias de atividade, estando prevista uma verba para a Gestão do Projeto atribuída em função do número total de voluntários a envolver, sendo que o cálculo das subvenções é realizado pela Plataforma Informática de forma automática, e o valor máximo de subvenção por projeto é de 1.250,00€ (mil duzentos e cinquenta euros).
O pagamento dos valores de ressarcimento aos voluntários deve ser realizado pelas entidades organizadoras, quinzenalmente, preferencialmente, por transferência bancária.

A apresentação de candidaturas tem início a 21 de março de 2022, na plataforma acima referida.

Para aceder à plataforma de candidatura, as entidades, que ainda não o fizeram, deverão registar-se previamente na BDU - Base de Dados Única do IPDJ, IP em https://bdu.ipdj.gov.pt/

Recomenda-se a leitura do Manual de Apoio

Para mais informações, contactar o IPDJ, I.P. – Direção Regional do Norte (R. Rodrigues Lobo, nº 98 / 4150-638 Porto – Tlf. 226 085 700)