Cultura CM Maia

'Estou Aqui'

16 Mar
Adicionar a calendário 2018-03-16 11:44:00 2018-03-16 11:44:00 Europe/Lisbon "Estou Aqui" Grande Auditório do Fórum da Maia Atitudes Produções Artísticas
Cultura

Cada espetáculo de Atitudes é um presente que o público mais jovem se habituou a desembrulhar com a renovada expectativa de viajar com os atores, as músicas, os cenários e os figurinos, pelos locais mais insólitos, vivendo fascinantes aventuras!

“ ESTOU AQUI!” é um novo desafio onde convidamos o público a penetrar no interior da TV.

A criança tem normalmente uma atitude passiva ao ver televisão já que não lhe é exigido nenhum esforço mental ou trabalho criativo.

Esta relação é especialmente perversa ao subverter o imaginário da criança afastando-a da realidade e interferindo num crescimento saudável.

Esta interferência ocorre ao nível das relações que se estabelecem entre os diferentes elementos que convivem no ambiente familiar, social e escolar, no plano emocional, na área de valores e muitas outras.

“ESTOU AQUI!” propõe-se ser um tempo de reflexão sobre a influência alienante da TV sem destruir, no entanto, a cumplicidade mágica criada com um sem número de personagens em desfile.

Construímos um espetáculo com uma cadência que possibilita grande interatividade com as crianças, envolvendo-as na sucessão dos acontecimentos, imergindo-as na ação retirando-lhe o espaço de mero observador para que as crianças estabeleçam uma saudável curiosidade face aos seus heróis da televisão, mas nunca perdendo de vista a distanciação necessária á percepção do mundo real; dos afetos, dos cheiros, dos sabores e sensações, da chuva e do sol, do frio e do calor, da alegria e da tristeza, de aprender e ensinar, da entreajuda e da amizade – enfim, da VIDA!

SINOPSE

Aquele televisor era fantástico!

Enooooorme!!

Desde o primeiro dia que o menino se apaixonou pelas fascinantes aventuras cheias de heróis com os mais mirabolantes efeitos especiais que enchiam aquele fantástico retângulo.

Em vão os amigos batiam à porta convidando-o para brincar mas ele fingia que não estava em casa e ficava colado em frente ao televisor.

O pai e a mãe espreitavam preocupados pela porta do quarto:

-Não queres ir à escola para aprenderes a ler e escrever?

- Gostava mais de viver dentro da televisão! - ” Quero viver aventuras de manhã à noite, comer aquelas coisas todas que aparecem nos anúncios e ter todos os brinquedos que aparecem no ecrã!”

-Para que queres mais brinquedos? Ficam para aí abandonados enquanto ficas hipnotizado pela televisão.

Um dia, um super herói saltou de dentro do televisor e pediu ao menino para o ajudar a fugir das histórias sempre repetidas.

Ele ficou admirado que alguém preferisse o mundo real tão aborrecido mas teve pena dele e prometeu ajudá-lo.

A imagem do televisor ficou congelado e os personagens aguardavam imóveis. Então os canais de TV mandaram agentes especiais ao outro lado do ecrã para os apanhar.

Assim o menino ajudou o seu novo amigo a fugir para locais onde eles não podiam chegar: a escola, o parque, a praia e muitos sítios que o menino já tinha esquecido que existiam e juntos acabaram por descobrir que o mundo afinal tem coisas que a televisão nunca lhe poderá oferecer: cheiros, sensações, amigos e sentimentos que nunca caberão na caixinha mágica...

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Texto original de Óscar Branco a partir de “O rapaz que vivia na televisão”, de Luísa Ducla Soares inserido no Plano Nacional de Leitura.

Encenação de Óscar Branco

Direção musical de João Loio

Classificação Etária M3

Duração do espetáculo 60 minutos

Interpretação:

• Paulo Alves
  • Nicola Mendes Lopes
  • Teresa Vieira
  • João Costa
  • Assistente de Encenação – Maria Alves
  • Espaço Cénico e figurinos - Cyborg
  • Desenho de Luz – Miguel Ângelo
  • Direcção de produção – Margarida Videira

BILHETEIRA

Locais de Venda:

Fórum da Maia (segunda a sexta-feira 09h00 - 12h30 / 14h00 - 17h30, e uma hora antes do espetáculo).

Biblioteca Municipal da Maia (segunda-feira: 18h00 - 22h30, terça-feira a sábado: 09h30 - 22h30).

Maia Welcome Center (todos os dias entre 09h00 e as 19h00)

Bilheteira Online https://forummaia.bol.pt/

Local:
Grande Auditório do Fórum da Maia
Organização:
Atitudes Produções Artísticas
Preço:
Informação adicional:

Sessões para escolas:

13 a 16 de março I 10h00 e 14h30

Informações, bilheteira e reservas das sessões para escolas:

atitudes.teatrolatino@gmail.com I 966 876 228 I 224 050 190