Cultura CM Maia

“Da Maia nasceu Portugal”, de Carlos Magalhães

21 Jan
Adicionar a calendário 2023-01-21 00:00:00 2023-01-21 00:00:00 Europe/Lisbon “Da Maia nasceu Portugal”, de Carlos Magalhães Evento
“Da Maia nasceu Portugal”, de Carlos Magalhães

21 de janeiro, 15h00

Biblioteca Municipal da Maia

Apresentação do livro “Da Maia nasceu Portugal”, de Carlos Magalhães

Na formação de Portugal, mais importante que o locus é a génese. Na verdade, o nascimento de Portugal como reino independente é sobretudo uma pretensão dos nobres portucalenses, que aspiravam a uma posição de relevo e poder na velha Lusitânia, só possível com uma autonomia governativa formatada pela independência administrativa e política. Se Guimarães, para onde muitos anos antes se deslocalizara o presor Vímara Peres, o primeiro conde portucalense, foi o marco geográfico da contenda que derrotou o conde de Trava e a rainha Dona Teresa e assinalou a data informal da independência do reino, só mais tarde ratificada com o tratado de Zamora e a bula Papal, foi na linhagem dos ricos-homens da terra da Maia que a revolução separatista se engendrou. Também se, por volta de 1119, o príncipe Afonso passa a residir em Guimarães, sobre ele incide necessariamente a influência inalienável do arcebispo de Braga, D. Paio Mendes da Maia, segundo muitos o verdadeiro mentor das pretensões independentistas do nosso primeiro rei. Por tudo isto acreditamos que, no ocaso do século XI e no dealbar do século XII, Portugal Nasceu da Maia.

Esta edição contou com o apoio da Divisão da Cultura da Câmara Municipal da Maia.

Entrada livre.