Campeonato da Europa de Corfebol

25 Out a 02 Nov
Adicionar a calendário 2014-10-25 00:00:00 2014-11-02 06:00:00 Europe/Lisbon Campeonato da Europa de Corfebol Consoante o Programa
Campeonato da Europa de Corfebol
Institucional

De 25 de Outubro a 2 de Novembro a Maia, Cidade Europeia de Desporto 2014, vai ser o ponto de encontro de 16 equipas e mais de 500 atletas que vão competir pelo título máximo europeu no 5º Campeonato da Europa de Corfebol. O evento conta com a organização da Federação Portuguesa de Corfebol em parceria com a Federação Internacional de Corfebol (IKF) e foi considerado, pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, como evento de Interesse Público já que se trata de um dos mais relevantes a nível internacional no espectro do desporto em Portugal, no corrente ano.

Pouco divulgado em Portugal, o Corfebol nasceu na Holanda no ano de 1902 e chegou a Portugal 80 anos depois, tratando-se na única modalidade coletiva, na qual as equipas são constituídas por quatro elementos masculinos e quatro femininos. A Federação Internacional de Corfebol (IKF), reconhecida internacionalmente pelo Comité Olímpico Internacional e pelo SportAccord, conta com 60 países inscritos e uma comunidade que soma, em todo o mundo, cerca de 300 mil atletas. No panorama nacional a Federação Portuguesa de Corfebol tem 12 clubes inscritos o que totaliza os cerca de 1000 atletas federados.

Na 5º edição, o Campeonato da Europa de Corfebol regressa a Portugal, o país anfitrião do primeiro Europeu da modalidade, em 1998. Depois do Estoril, da Catalunha, de Budapeste e de Roterdão, é a vez da Maia se assumir como o polo de Corfebol na Europa, ao longo dos nove dias de competição que vão receber 16 equipas de países como a Alemanha, a Escócia, a República Checa, a Rússia, o País de Gales, a Eslováquia e a atual Campeã Europeia, a Holanda.

No primeiro dia do Campeonato todas as equipas são chamadas a competir,  no Pavilhão Municipal da Maia e no Pavilhão de Gueifães – as duas infraestruturas desportivas que recebem o evento -, com especial destaque para o jogo de Portugal contra a República Checa, que se realiza logo após da cerimónia de inauguração da competição.

Com duas medalhas de bronze, Portugal está no 5º lugar no ranking mundial, tendo chegado ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1995 e no Estoril, no primeiro Campeonato da Europa em 1998. O Núcleo Corfebol de Benfica conseguiu também a medalha de bronze no Europa Cup 2014.

Na Comissão de Honra do 5º Campeonato da Europa de Corfebol destacam-se nomes como Aníbal Cavaco Silva, Pedro Passos Coelho, Emídio Guerreio e António Bragança Fernandes, Presidente da Câmara da Maia, entre outros nomes de relevo no panorama político português.

Local:
Consoante o Programa