6442
Institucional7758
Notícias6192
Agenda: próximos eventos2173
Câmara Municipal3938
Assembleia Municipal7687
Apoio ao Consumidor4336
Recursos Humanos6823
Polícia Municipal4683
Proteção Civil2110
Provedor dos Munícipes8399
Plano de Mobilidade Sustentável9239
Planeamento6148
Reabilitação Urbana5916
Relações Internacionais8533
Inovação e Desenvolvimento1603
Gestão Urbana8961
Regulamentos Municipais9787
BUPi - Balcão Único do Prédio9030
Atendimento Municipal5387
Empresas Municipais308
Sistema de Gestão1091
Requerimentos1270
Metrologia6700
Boletins Municipais2698
Juntas de Freguesia1932
Prestação Serviços de Medicina do Trabalho6921
Canal de Denúncias480
Contactos
6221
Viver7703
Investir3945
Visitar
Agenda Cultural - 26.mar a 01abr

FÓRUM DA MAIA
21 a 27 de março
18ª Edição da Primavera do Teatro / 16ª Edição do Maia ao Palco
"Esta iniciativa pretende valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o meritório trabalho cultural das associações e grupos de teatro amadores do concelho, possibilitando, desta forma, a apresentação das suas peças na sala principal da cidade, incentivar o intercâmbio entre as várias colectividades e contribuir para um melhor conhecimento entre todos os participantes."
Entrada livre
Sábado | 29 de março | 16h00
Ciclo de Conversas “Siza + Souto de Moura”
José Neves, Rui Chafes, Camilo Rebelo, André Príncipe
No âmbito da exposição de fotografia Siza + Souto de Moura, Rui Chafes, José Neves, André Príncipe e Camilo Rebelo protagonizam a próxima conversa, que terá como ponto de partida os livros Claustro do Rachadouro (projeto de Eduardo Souto de Moura, com fotografias de André Príncipe) e Fundação Gramaxo (projeto de Álvaro Siza, com fotografias de António Júlio Duarte).
A sessão abordará temas como fotografia, arquitetura e outros que possam emergir ao longo do debate.
Entrada livre
Até 04 de maio
Exposição de fotografia “Siza + Souto de Moura”
"Siza + Souto de Moura" no Fórum da Maia: uma exposição de dois olhares que acompanharam a realização de dois projetos de dois nomes maiores da arquitetura contemporânea mundial.
A Câmara Municipal da Maia recebe, de 8 de março a 4 de maio, no Fórum da Maia, a exposição de fotografia "Siza + Souto de Moura". Uma iniciativa que revela o trabalho recente dos dois arquitetos portugueses galardoados com o Prémio Pritzker, com a fotografia enquanto meio de interpretação e memória arquitetónica.
A exposição, idealizada por Nuno Miguel Borges, parte de uma seleção de imagens, pelos autores André Príncipe e António Júlio Duarte, dos ensaios fotográficos realizados para os livros "Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça", de Eduardo Souto de Moura, e "Fundação Gramaxo", de Álvaro Siza.
No Fórum da Maia, vão estar expostas 90 fotografias. Nas 45 fotografias do projeto de Alcobaça, acompanhamos o olhar de André Príncipe pelo Claustro do Rachadouro, primeiro no seu estado de abandono, passando depois pelas obras de adaptação dos diferentes espaços do edifício a um hotel de cinco estrelas e terminando nas imagens de um Monumento Património Mundial da UNESCO, dignificado pela reabilitação inteligente e culta de Eduardo Souto de Moura. Nas restantes 45 fotografias, seguimos a câmara fotográfica de António Júlio Duarte ao longo de 4 anos. Primeiro, num prado com um enorme tanque de granito e algumas árvores majestosas, depois acompanhando todos os trabalhos de construção que ergueram o projeto, terminando no registo cuidado e atento à arquitetura de Álvaro Siza. Fazem também parte da exposição imagens do universo do arquiteto (a escultura, o design e o ateliê), que foram realizadas para o livro.
Exposição patente: 8 de março a 4 de maio
Horário: Terça a domingo | 10h00 - 22h00
Gratuito
1 a 30 de abril
Exposição "Ruralidade: os Ofícios Ancestrais da Maia"
No âmbito das Comemorações do DIMS - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios cuja presente edição é sob a égide do tema “Património resiliente face às catástrofes e aos conflitos”, o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia apresenta na Praça do Fórum da Maia, durante todo o mês de abril, a exposição "Ruralidade: os Ofícios Ancestrais da Maia", como forma de proteção do património Maiato.
A Praça do Fórum da Maia está localizada no exterior, podendo a exposição ser visitada em qualquer dia e sem horário específico.
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
28 de março | 21h00
Encontro com o escritor David Machado
A Biblioteca Municipal da Maia, promove através da sua Comunidade de Leitores o encontro com o escritor David Machado em torno dos 250 livros trabalhados pela Comunidade de Leitores.
Entrada livre
Sábado | 29 março
Hora do Conto – Histórias Fiadas
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação.
A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Duração | 20m
Horário | 11h30
Entrada livre
31 de março a 26 de abril
(Inauguração no dia 31 de março às 18h00)
Maia a sorrir para uma coleção de marcadores de livros
A Biblioteca Municipal acolhe a magnifica coleção de Guida Bruno, bibliotecária aposentada e colecionadora de marcadores de livros desde 1991. Esta possui uma coleção com 72 mil exemplares catalogados, de diversas temáticas e diversas origens. São objetos que não só marcam leituras interrompidas, mas que também nos mostram a evolução da escrita, dos diversos acordos ortográficos pelos quais a própria escrita se foi adaptando e o diferente design utilizado na publicidade. São também uma mostra dos hábitos sócio-culturais das diferentes épocas.
Horário | segunda, 18h00 - 23h00 | terça a sexta, 09h30 - 23h00 | sábado, 09h30 - 22h30
Entrada livre
1 a 30 de abril
Contos Contigo Conto - Hora do Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “À espera das estrelas”, de Jonny Lambert e para os mais pequeninos, “Não gosto mesmo nada do Inverno”, de Fiona Barker.
Duração: 20 minutos
Local: Escolas / Biblioteca Municipal
Público-alvo: Infantil
Inscrições: 229 408 638 | biblioteca@cm-maia.pt
Preço: Gratuito
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
1 a 30 de abril
Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Duração: 45 min
Público-alvo: Infantil
Inscrições: 229 408 638 | biblioteca@cm-maia.pt
Preço: Gratuito
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Até 30 de abril
Exposição “De Paços do Concelho a Museu - a História de um Edifício”
Esta exposição que irá inaugurar na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, às 18h30, tem como protagonista o Edifício do Museu, cuja história remonta à sua construção no início do século XIX, para ser a sede administrativa do Concelho, passando depois às suas várias ocupações ao longo dos anos. Numa experiência imersiva, será possível ao visitante viajar no tempo percorrendo as datas e momentos mais marcantes do outrora edifício sede de Paços de Concelho. A Exposição estará patente até 31 de maio de 2026.
Horário: terça-feira a sábado | 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30
Entrada livre
Até 30 de abril
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 30 de abril
A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Horário: Terça-feira a sábado | 9h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30
Inscrições: |T| +351 229 871 144 |@| museu@cm-maia.pt
Até 30 de abril
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Horário: Terça a sábado | 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30
Gratuito
Contactos: +351 229 871 144 |@| museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
QUINTA DA CAVERNEIRA
Até 30 de abril
Exposição "Sementes - Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público"
(1996 a 2024 - 29 edições)
Mostra internacional de artes dedicada à infância, juventude e público familiar, tendo como auge a comemoração do Dia Mundial da Criança, dia 1 de junho, cuja área artística privilegiada é o teatro, mas onde se apresentam também espetáculos de música, circo, dança, marionetas e artes de rua, nacionais e estrangeiros, muitos deles premiados internacionalmente. Evento desenvolvido maioritariamente em Almada, sede do Teatro Extremo, trabalha em rede com diversos municípios (ao longo dos anos realizou extensões em Aveiro, Barreiro, Cascais, Castro Verde, Lisboa, Loures, Montemor-o-Novo, Moita, Odivelas, Santarém, Seixal e Sesimbra), apresentando a sua programação em equipamentos e espaços públicos dos referidos municípios.
PARA AGENDAR
- 12 de mabril
Inauguração da exposição de pintura “METAPHORICAL COMPASS” de Jorge Cruz
Fórum da Maia | 17h00
- 12 de abril
Guitarras + Visuals + Performer Dança
in.dia duoguitar
Grande Auditório do Fórum da Maia (Entrada livre) | 21h30
- 30 de abril a 3 de maio
Maia International Film Festival 2025
Fórum da Maia
- 8 a 11 de maio
Maia Fest Music 2025
Fórum da Maia
- 23 a 25 de maio
MAIA BD – Festival Internacional de Banda Desenhada
Fórum da Maia