facebook cmm youtube cmm1

ziki

Pela primeira vez em Portugal, o projeto vai ajudar crianças a lidar com situações problemáticas

No próximo ano letivo (2016-2017), a Escutar vai aplicar o projeto Amigos do Ziki a crianças do ensino pré-escolar, do agrupamento Gonçalo Mendes da Maia. Está previsto que o projeto seja aplicado a cerca de 150 crianças, envolvendo 14 Educadores e 5 Professores de Necessidades Educativas Especiais.

A Escutar é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, fundada em 2000, que tem por objetivo promover a saúde mental, em especial junto de crianças e adolescentes. Para o cumprimento da sua missão, a Escutar procura sempre a colaboração e a parceria de outras organizações.


Amigos do Ziki, visa promover a saúde mental ao longo da vida, desenvolvendo e treinando competências de identificação e verbalização de sentimentos, competências sociais e de comunicação, assim como a capacidade de lidar as situações adversas do dia-a-dia (mudanças, divórcios, conflitos, lutos, bullying, etc.).


Recomendado pela Organização Mundial de Saúde e já foi aplicado a mais de um milhão de crianças em 31 países, tendo já sido objeto de diversas avaliações científicas. Agora em Portugal, no primeiro ano da sua aplicação será objeto de avaliação por parte da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, na vertente educativa e comportamental, e pela Escola Nacional de Saúde Pública, na vertente da saúde.