facebook cmm youtube cmm1

Nos dias 21, 22, 28 e 29 de julho, pelas 22h00, o cinema vem até ao Parque Central da Maia.

Nesta sexta-feira e sábado (21 e 22 de julho) – e no fim-de-semana seguinte (28 e 29 de julho) -, o Parque Central da Maia recebe mais uma edição do “Cinema na Relva”, um ciclo de filmes para ver ao ar livre, com entrada gratuita, promovido pelo Cineclube da Maia.


Com o tempo a cooperar e com previsão de temperatura agradável, nesta sexta-feira o público poderá assistir a “La La Land” (2016), uma obra de Damien Chazelle, que valeu os sete Globos de Ouro para que tinha sido nomeado: Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Actriz de Comédia ou Musical (Stone), Melhor Actor de Comédia ou Musical (Gosling), Melhor Realizador (Chazelle), Melhor Argumento, Melhor Banda Sonora e Melhor Canção Original.
Já no sábado, 22 de julho, será a vez da comédia “O Meu Tio” (1958), de Jacques Tati.
“Capitão Fantástico” (2016), agendado para o outro sábado, 28 de julho, com assinatura do ator e realizador Matt Ross (“28 Hotel Rooms”), “Capitão Fantástico” foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes onde, para além de receber uma ovação de pé, conquistou o prémio de realização na secção “Un Certain Regard”.
Para finalizar este ciclo que vai para a sua sétima edição, no sábado, 29 de julho, “Tão Só o Fim do Mundo” (2016), de Xavier Dolan, inspira-se na peça homónima escrita em 1990 pelo francês Jean-Luc Lagarce (1957-1995).
Todas as sessões do “Cinema na Relva” começam às 22h00 e têm entrada gratuita. O Parque Central da Maia, onde a iniciativa tem lugar, fica junto à estação de metro Fórum Maia.

 

21 de julho, 22h00
LA LA LAND
de Damien Chazelle
2016 | M/12 | 2h 08min | comédia, música, drama
Los Angeles, EUA. Mia (Emma Stone) tem um sonho: singrar em Hollywood e tornar-se uma estrela de cinema mundialmente conhecida. Ao mesmo tempo que insiste em mostrar o seu talento nos vários "castings" onde, por infortúnio, nunca é seleccionada, vai sobrevivendo à custa de um pequeno ordenado de empregada de mesa. Sebastian (Ryan Gosling), por seu lado, é um pianista prodigioso mas pouco valorizado que ambiciona ter o seu próprio bar, onde possa dar largas à paixão pelo jazz. Um dia, sem que o esperassem, os seus destinos cruzam-se e eles apaixonam-se perdidamente. Apesar do amor sincero e do esforço por incentivar os sonhos um do outro, aquela é uma cidade estranha, onde a competição e a busca individual pela fama geram inevitáveis obstáculos aos relacionamentos.
Com argumento e realização de Damien Chazelle – realizador do oscarizado "Whiplash - Nos Limites" –, "La La Land" transformou-se na maior vitória de sempre na cerimónia da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood ao arrecadar os sete Globos de Ouro para que tinha sido nomeado: Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Actriz de Comédia ou Musical (Stone), Melhor Actor de Comédia ou Musical (Gosling), Melhor Realizador (Chazelle), Melhor Argumento, Melhor Banda Sonora e Melhor Canção Original. Para além de Stone e Gosling como protagonistas, o elenco conta com J.K. Simmons, Rosemarie DeWitt, Thom Shelton e ainda com a participação especial do músico John Legend.

 

 

22 de julho, 22h00
O MEU TIO
de Jacques Tati
1958 | M/6 | 1h 57min | comédia
O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, tão "clean", tão "hich-tech", tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se de morte. É então que irrompe na sua vida o irmão da senhora Arpel, o tio, o Sr. Hulot (Jacques Tati). Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar.

 

 

28 de julho, 22h00
CAPITÃO FANTÁSTICO
de Matt Ross
2016 | M/14 | 1h 58min | comédia, drama
Há já dez anos que Ben e Leslie vivem nas florestas selvagens do Pacífico Norte com os seus seis filhos menores. Separados do resto do mundo, decidiram criar ali um paraíso onde as crianças pudessem crescer livres e em total harmonia com a Natureza. Guiados pelos próprios pais, cada uma delas recebe uma educação exigente onde nada é deixado ao acaso, desde a arte, literatura, matemática, exercício físico ou técnicas de sobrevivência. Um dia, Leslie é hospitalizada e acaba por morrer. Obrigado a deixar a floresta e regressar à civilização para a cerimónia fúnebre da mulher, Ben vai descobrir que, ao educar os filhos daquele modo tão peculiar, acabou por criar um fosso entre eles e os outros. Assim, à medida que todos se tentam adaptar a uma nova realidade, este pai vê-se obrigado a reavaliar as decisões que antes considerara absolutamente acertadas.
Com assinatura do actor e realizador Matt Ross (“28 Hotel Rooms”), “Capitão Fantástico” foi apresentado no Festival de Cinema de Cannes onde, para além de receber uma ovação de pé, conquistou o prémio de realização na secção “Un Certain Regard”.

 

 

29 de julho, 22h00
TÃO SÓ O FIM DO MUNDO
de Xavier Dolan
2016 | M/14 | 1h 37min | drama

Louis é um escritor que regressa a casa depois de 12 anos de ausência para comunicar à família que está à beira da morte. Este encontro, que já se previa difícil pelas circunstâncias, vai despertar ressentimentos e abrir feridas antigas, gerando uma espécie de ajuste de contas entre todos.
Depois de "Como Matei a Minha Mãe" (2009), "Amores Imaginários" (2010), "Laurence Para Sempre" (2012), "Tom na Quinta" (2013) e "Mamã" (2014), este sexto filme do jovem realizador canadiano Xavier Dolan inspira-se na peça homónima escrita em 1990 pelo francês Jean-Luc Lagarce (1957-1995). O elenco reúne alguns dos mais importantes nomes do cinema francês da actualidade: Marion Cotillard, Léa Seydoux, Vincent Cassel, Nathalie Baye e Gaspard Ulliel.

 

 

 


| Dias: 21, 22, 28 e 29  de julho
| Horário: das 22h00
| Local: Parque Central da Maia  
| Entrada: gratuita