facebook cmm youtube cmm1

Caras Maiatas e Maiatos,

Desde o meu primeiro mandato elegi a Educação como uma das áreas prioritárias no domínio da intervenção municipal.


Fi-lo na convicção de que a Educação constitui um pilar fundamental no desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas e, concomitantemente, na construção de uma sociedade moderna, mais culta e qualificada, assente nos princípios da liberdade e da justiça, garantindo a todos as mesmas oportunidades.


A educação é, assim, entendida não apenas como um objetivo em si, mas como meio de atingir um desígnio mais amplo, o de construir um Concelho onde cada pessoa tenha o seu espaço para o exercício da cidadania, para uma atitude participativa e consciente na definição das políticas locais, em suma, o de construir um Concelho para as Pessoas.


Seria moroso mencionar aqui todas as ações promovidas pelo Município na área da educação. Pela sua importância, apenas refiro a requalificação do parque escolar, que em breve ficará praticamente finalizada, com a conclusão da construção dos Centros Escolares da Pícua, Mandim e de Folgosa, a implementação em todas as escolas do 1.º ciclo de quadros interativos, a promoção das atividades de enriquecimento curricular, e, por fim, o serviço de apoio à família, tão importante na conciliação da vida familiar com a vida escolar dos respetivos educandos.
No início de mais um ano letivo, não poderia deixar de dirigir umas breves palavras a toda a comunidade educativa.


Ao corpo docente e não docente dos nossos estabelecimentos escolares, a quem agradeço toda a disponibilidade e empenho que sempre colocam no exercício das suas tarefas.
Aos pais e encarregados de educação, a quem reconheço, através das suas organizações representativas, os valiosos contributos que têm dado para a melhoria do ensino, promovendo uma atitude cada vez mais ativa dos encarregados de educação no acompanhamento da vida escolar dos seus educandos.


Finalmente aos alunos, a quem desejo os maiores êxitos escolares. Hoje estamos a construir o futuro, o vosso futuro. Amanhã caberá a vós construir o futuro das gerações vindouras. Para isso tereis de estar preparados, pois dependerá muito das vossas competências, da vossa vontade e do vosso empenho concretizá-lo.



Um abraço Amigo,

O Presidente da Câmara Municipal da Maia,

António Gonçalves Bragança Fernandes