facebook cmm youtube cmm1

Tábula Rasa: Os cadernos de cera dos romanos

Tábula Rasa: Os cadernos de cera dos romanos

13 janeiro 2017 00:00 - 30 abril 2017 23:00

(Save to cal)

Museu da História e Etnologia da Terra da Maia

De 1 a 24 de fevereiro no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia estará em exposição ‘Tábula Rasa: Os cadernos de cera dos romanos’.
Imaginas-te a escrever num "livro de cera"? Não sabes o que é um "livro de cera"? Vamos então conhecer melhor este objeto espantoso. Os "livros de cera" foram inventados pelos romanos e usados durante muitos séculos. Era nestes "livros" que "escreviam" cartas, faziam cálculos, entre outras coisas. Eram constituídos por pequenas tábuas de madeira, presas umas às outras por cordões. No meio colocava-se cera amarela ou preta. Cada uma destas tábuas funcionava como uma pequena folha onde se "escrevia" com um estilete que tinha uma ponta aguçada para "escrever" e outra redonda para "apagar". O desafio é construir um destes livros.

Mas não vamos usar madeira nem cera. Vamos antes reutilizar materiais como o cartão e utilizar outros como o papel estanho ou sabão. Verás como vai ser divertido. Esta atividade destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos e tem como objetivo estabelecer paralelismos entre o passado e o presente através de um objeto do quotidiano das crianças - o caderno. Pode realizar-se no museu ou no exterior (escola ou qualquer outra instituição que pretenda realizar o workshop).

 

 

| Até: 30 de abril
| Horário: quartas e sextas, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
| Local: Museu da História e Etnologia da Terra da Maia    
| Entrada: gratuita, sujeita a marcação prévia
| Contactos: 229 871 144, museu@cm-maia.pt




Museu da História e Etnologia da Terra da Maia

Praça 5 de Outubro, 4475, Portugal
Get directions