facebook cmm youtube cmm1

A Câmara Municipal da Maia, consciente da importância da intervenção das autarquias locais em áreas tão vitais como o emprego e a qualificação, evidenciou desde sempre a sua preocupação com as implicações actuais e futuras do cenário ao nível do emprego no nosso Concelho. Tendo apresentado a sua candidatura ao Instituto do Emprego e Formação Profissional para a criação dos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) no Concelho, viu aprovada a criação de 3 Gabinetes (Águas Santas, Santa Maria de Avioso e Pedrouços).

O que são:

Criados pela Portaria nº 127/2009 de 30 de Janeiro, os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP), integram-se no conjunto de medidas que visam proceder à racionalização e sistematização do edifício legislativo que enquadra e regula as medidas de política de promoção da coesão social através do emprego e da qualificação profissional. Com o objectivo de melhorar a eficácia dos serviços de apoio ao emprego, os GIP prestam apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com os Centros de Emprego.

Público-alvo:

Desempregados, jovens ou adultos, que necessitem de apoio na resolução do seu problema de inserção ou reinserção profissional.

Objectivos:

• Acolhimento;
  • Informação;
  • Orientação profissional;
  • Apoio e acompanhamento dos jovens/adultos desempregados à procura de uma formação e/ou emprego.

Descrição das Actividades Desenvolvidas:

• Sessões de informação sobre medidas de apoio ao emprego, de qualificação profissional, de reconhecimento, validação e certificação de competências e de empreendedorismo;
  • Sessões de apoio à procura de emprego;
  • Receção e registo de ofertas de emprego;
  • Apresentação de desempregados a ofertas de emprego;
  • Colocação de desempregados em ofertas de emprego;
  • Integração em ações de formação;
  • Outras atividades – Garantia Jovem.

Legislação:

Portaria nº 127/2009 de 30 de Janeiro (ver documento anexo em formato PDF )
  Regulamento dos Gabinetes de Inserção Profissional (ver documento anexo em formato PDF )

Contactos:

Ver Contactos